Gelatina de hibisco: aprenda a fazer e aproveite todos os seus benefícios anti-inflamatórios
Essa receita de gelatina de hibisco é surpreendente não apenas em termos de sabor, mas também em relação à sua saúde. Embora a gelatina seja conhecida como uma sobremesa refrescante e muitas vezes considerada benéfica para a perda de peso, fortalecimento das unhas e cabelos, é importante ressaltar que as versões tradicionais frequentemente.
Contêm aditivos como corantes artificiais, estabilizantes, conservantes e grandes quantidades de açúcar. Além disso, a quantidade de colágeno presente nesses produtos é frequentemente menor do que se acredita. Além disso, em algumas pessoas, o consumo de gelatina pode causar alergias e irritações estomacais.
No entanto, é possível escapar das opções convencionais e preparar receitas saudáveis que não comprometam o sabor. Por isso, apresentamos uma receita de gelatina de hibisco refrescante e anti-inflamatória, feita com as flores da planta e ágar-ágar.
Benefícios do Hibisco:
As flores de hibisco, também conhecidas como vinagreira (Hibiscus sabdariffa), possuem um aroma agradável e propriedades terapêuticas benéficas para um estilo de vida saudável. Alguns de seus benefícios incluem:
Auxílio na perda de peso: Estudos indicam que o hibisco pode reduzir a criação de células de gordura, e suas substâncias antioxidantes, flavonoides e antocianinas contribuem para a perda de peso.
Redução da pressão arterial: As antocianinas presentes no hibisco possuem efeitos anti-hipertensivos, auxiliando na redução da pressão arterial e prevenção de doenças cardiovasculares.
Regulação do açúcar no sangue e controle do colesterol: O hibisco pode inibir a atividade de algumas enzimas intestinais e pancreáticas responsáveis pela digestão de carboidratos, evitando picos de glicemia e auxiliando na regulação dos níveis de colesterol.
Outros benefícios do hibisco incluem melhorias na saúde do fígado, prevenção da retenção de líquidos, prevenção de infecções urinárias, combate a bactérias e prevenção do envelhecimento precoce.
Benefícios do Ágar-Ágar:
O ágar-ágar é uma gelatina vegetal extraída de algas marinhas vermelhas e é rica em fibras solúveis. Seus benefícios incluem:
Regulação intestinal: As fibras solúveis presentes no ágar-ágar contribuem para a regulação do intestino e proporcionam sensação de saciedade, auxiliando no emagrecimento.
Controle de glicose e colesterol: O ágar-ágar regula a absorção de carboidratos, contribuindo para a redução dos níveis de glicose e colesterol no sangue.
Fortalecimento ósseo: Devido à presença de cálcio e magnésio, o ágar-ágar fortalece a saúde dos ossos.
Aqui está a receita da gelatina de hibisco:
Ingredientes:
500 ml de água
10 g de flores de hibisco
⅛ de colher (chá) de adoçante stévia em pó ou 1 colher e meia (chá) de açúcar demerara
4 g de ágar-ágar (gelatina vegetal)
Modo de preparo:
- Prepare um chá de hibisco fervendo a água e adicionando as flores de hibisco. Deixe em infusão até esfriar completamente.
- Após o chá estar frio, acrescente o adoçante stévia ou açúcar demerara e misture bem.
- Adicione o ágar-ágar e leve a mistura para ferver até começar a borbulhar.
- Reduza o fogo e aguarde de quatro a cinco minutos para ativar o ágar-ágar.
- Despeje a mistura em um recipiente ou forminhas de gelatina e leve à geladeira até que firme.
Importante: Utilize a proporção correta de hibisco e água para obter o melhor resultado.
Lembrando que este blog oferece informações sobre tratamentos caseiros, mas é sempre recomendado consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer novo tratamento ou dieta.