Ciclone extratropical deixa região Sul e Sudeste sob alerta máximo de mudança brusca do clima

Ciclone e frente fria provocam ventos fortes e queda brusca de temperatura no Sul e Sudeste

A Defesa Civil alerta para riscos e orienta a população a adotar medidas de segurança.

Uma intensa mudança nas condições climáticas deve atingir as regiões Sul e Sudeste do Brasil nos próximos dias, causada pela formação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul, associado a uma frente fria que avança rapidamente pelo país.

O fenômeno trará ventos fortes, queda acentuada de temperatura e instabilidade no tempo em diversas cidades. Em São Paulo, após um fim de semana com temperaturas elevadas, a frente fria derrubará os termômetros. A previsão para quarta (30) e quinta-feira (31) é de mínimas de 8 °C e máximas que não devem ultrapassar os 21 °C.

A intensificação dos ventos começará já na tarde de segunda-feira (28), com rajadas superiores a 60 km/h e possibilidade de pancadas de chuva, embora com baixos volumes acumulados. A Defesa Civil alerta para risco de queda de árvores, principalmente na capital paulista, Região Metropolitana, Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, Vale do Paraíba e Litoral.

No Sul do país, os efeitos devem ser ainda mais severos. Projeções indicam ventanias acima de 100 km/h na região da Lagoa dos Patos (RS). Em Porto Alegre, os ventos podem variar entre 70 km/h e 90 km/h. Santa Catarina e o Paraná, especialmente nas áreas serranas e litorâneas, também devem ser impactados por ventos intensos e possíveis interrupções no fornecimento de energia elétrica.

A aproximação do ciclone também provocará ressaca marítima nas regiões costeiras. No Rio de Janeiro, a orientação é para evitar o banho de mar entre terça (29) e quinta-feira (31), período em que as ondas podem atingir até três metros de altura. Há, ainda, recomendações para não caminhar ou pedalar pela orla, não permanecer em mirantes e não tentar resgatar banhistas em apuros, devido ao alto risco.

A massa de ar polar que acompanha o sistema trará o ápice do frio durante a semana, com recuperação das temperaturas apenas a partir de sexta-feira (1º de agosto), quando os termômetros devem voltar a registrar mínimas de 14 °C e máximas próximas aos 27 °C em São Paulo.

A Defesa Civil orienta a população a:

  • Reforçar estruturas vulneráveis em casas e comércios;

  • Recolher objetos soltos em áreas externas;

  • Evitar se abrigar sob árvores ou próximo a fiações elétricas;

  • Permanecer atento aos alertas meteorológicos;

  • Acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a própria Defesa Civil (199) em caso de emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *