3 sintomas mais comuns do câncer da mama que jamais deve ignorar

É importante estar atento aos diversos sintomas do câncer de mama, uma vez que ele se desenvolve nas células da mama, nos lóbulos ou nos ductos dos seios, e também pode ocorrer no tecido adiposo ou conjuntivo fibroso dentro do seio. Embora seja comum pensar que a presença de um nódulo na mama é o principal sintoma do câncer de mama, estudos indicam que aproximadamente 1 em cada 6 mulheres diagnosticadas com câncer de mama inicialmente apresentam outros sintomas além do nódulo, ao visitar seus médicos.

É comum que muitas mulheres associem apenas o nódulo na mama ao câncer de mama, mas existem diversos outros sintomas que devem ser observados. Infelizmente, algumas mulheres podem achar que outros sintomas não são tão graves e acabam demorando para procurar ajuda médica, o que pode aumentar o risco de complicações futuras. Aqui estão alguns sintomas importantes que todas as mulheres devem estar atentas:

Pele escamosa: Uma mancha áspera na pele que parece escamosa ou mais espessa do que o normal pode indicar um sintoma de câncer de mama. Em alguns casos, os canais que vão do interior da mama até a pele ficam bloqueados, deixando a pele ao redor da mama parecer uma casca de laranja.

Mudanças no mamilo: Alguns tipos de câncer de mama podem levar à inversão ou retração do mamilo, onde o mamilo se volta para dentro. Isso pode ocorrer devido a uma massa que cresce dentro da mama, alterando a forma da mama. Em estudos recentes, 7% das mulheres diagnosticadas com câncer relataram ter anormalidades nos mamilos.

Secreção mamilar: A secreção mamilar, que não deve ser confundida com o leite materno, também pode ser um sintoma de câncer de mama. Embora a maioria dos casos de secreção mamilar não seja câncer, é importante procurar um médico se a secreção for sangrenta e afetar apenas um dos lados.