Dente-de-leão parece apenas uma erva vulgar, mas cheia de benefícios para a saúde
O nome científico do “dente-de-leão” é Taraxacum officinale, e esta planta é reconhecida por suas propriedades desintoxicantes e depurativas. É indicada para a prevenção e tratamento de uma variedade de condições, como arteriosclerose, artrose, cálculos biliares, celulite, cirrose, cistite, colesterol elevado, diabetes, distúrbios menstruais, problemas no fígado, hepatite, gastrite, obesidade, prisão de ventre (atuando como um laxante suave), problemas na vesícula e vitiligo.
O consumo do dente-de-leão pode ocorrer de diversas formas, como adicionando suas folhas e flores cruas em saladas ou preparando o chá da planta. Estudos, como o realizado pelo Departamento de Química e Bioquímica da Universidade de Windsor, no Canadá, destacam propriedades notáveis da raiz do dente-de-leão. Essa pesquisa revelou que o extrato da raiz da planta é capaz de induzir a apoptose, ou suicídio celular, em células cancerosas, sem afetar negativamente as células normais do corpo.
O bioquímico Siyaram Pandey, responsável pela pesquisa, inicialmente cético, conduziu estudos em amostras de sangue de leucemia e extrato da raiz da planta. Surpreendentemente, as células de leucemia foram levadas à apoptose, enquanto as células não cancerosas foram preservadas. Este achado foi considerado notável, pois indicou que o extrato de raiz do dente-de-leão tinha a capacidade de destruir seletivamente as células cancerosas, poupando as saudáveis.
A receita do chá de dente-de-leão é simples:
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) da planta (preferencialmente a raiz)
- 1 litro de água
Modo de Preparo:
- Coloque a erva e a água para ferver.
- Quando a água atingir o ponto de fervura, tampe a panela e abafe por cerca de 15 minutos.
- Coe e tome a primeira xícara.
- Tome mais duas xícaras durante o dia, com um intervalo de seis horas entre cada uma.
- Realize o tratamento por 15 dias, faça uma pausa de uma semana e retome por mais 15 dias.
Este chá é particularmente eficaz para tratar problemas como gordura no fígado, vitiligo, colesterol elevado, gastrite, prisão de ventre e distúrbios na vesícula. No entanto, é importante destacar que o consumo do chá de dente-de-leão é contraindicado durante a gravidez.