10 dicas como colocar a roupa a secar, sem necessitar de passar a ferro

Passar roupas é uma tarefa exaustiva e, quando você permite que elas se acumulem, parece que não haverá fim. É por isso que muitas pessoas adorariam que as roupas tivessem uma fórmula mágica para evitar o uso do ferro. Embora isso não seja possível, pelo menos existem ótimas dicas sobre como pendurar as roupas para evitar a necessidade de passá-las.

O cuidado começa no momento em que você as coloca no varal. Muitas vezes, a necessidade de usar o ferro é causada pela maneira como as roupas são penduradas, deixando marcas fortes dos pregadores e da corda do varal.

Aqui estão algumas dicas simples sobre como pendurar roupas para evitar a necessidade de passá-las:

Assim que a máquina de lavar terminar, pendure as roupas o mais rápido possível. Se você deixá-las na máquina por muito tempo, elas começarão a amassar. Se estiver lavando à mão, agite-as bem depois de torcer.

À medida que você retira as peças da máquina de lavar, sacuda-as bem e coloque-as em um monte organizado, em vez de simplesmente jogá-las em uma bacia. O tempo que leva para estender cada peça faz com que as últimas da bacia comecem a amassar.

Sempre que possível, evite usar pregadores nas roupas. A dica é pendurá-las pela metade, em vez das pontas, para que a própria peça se equilibre no varal.

Para evitar marcas da corda nas roupas, além da dica anterior, estenda algumas toalhas no varal e coloque as roupas sobre elas.

Se precisar usar pregadores, coloque-os sobre uma parte da roupa que tenha costura, para que a marca fique o mais discreta possível.

Além disso, ao usar pregadores, encaixe-os delicadamente na peça com a parte vazada, evitando pressioná-los contra a roupa ou esticar a peça para os lados.

Evite deixar as roupas estendidas por mais tempo do que o necessário, especialmente se estiver ensolarado. O calor pode fazer com que muitos tecidos fiquem endurecidos, o que exigirá passá-los para que fiquem com uma boa aparência.

Ao estender camisas, camisetas, blusinhas e casacos, procure pendurá-los diretamente em cabides. Além de ficarem esticados, eles também economizam espaço no varal.

Ao estender as roupas, procure deixar a parte mais pesada virada para baixo, pois isso ajudará a esticar a peça. Por exemplo, no caso das calças jeans, o cós é mais pesado do que as pernas quando está molhado. Portanto, pendure a calça pelas pernas, prendendo o pregador em uma das laterais com costura para evitar marcas.

Ao recolher as roupas que não foram estendidas em cabides, dobre cada peça com cuidado ou pendure-as em cabides. Evite amontoar tudo, pois isso resultará em amassados e exigirá passar as roupas para deixá-las lisas.

Dicas para evitar a necessidade de passar roupas
As vantagens de evitar passar roupas não se limitam apenas ao processo de estendê-las. O truque começa já na hora de comprar as peças.

Sempre que possível, opte por roupas feitas de tecidos que não necessitam de passar. Essa simples escolha já proporciona uma grande vantagem.

Uma outra dica importante é seguir corretamente as instruções de lavagem das peças. Por exemplo, misturar roupas pesadas com leves ou sobrecarregar a máquina pode resultar em amassados nas roupas. Portanto, existe um maior risco de precisar passá-las.

Ao lavar as roupas, utilize amaciante (se permitido pela etiqueta da roupa). Além de deixar as roupas cheirosas e macias, o amaciante também auxilia na obtenção de um tecido mais liso.