Dormência nas mãos: fique atento o seu corpo quer dizer que algo não está bem

Sabe aquele formigamento nas mãos que você sente às vezes? Isso ocorre devido a uma breve interrupção do fluxo sanguíneo na região que se estende da palma da mão até os dedos. Se você experimenta essa sensação com frequência, é importante não ignorá-la, pois pode ser um sintoma de algum problema de saúde, tais como:

Esclerose múltipla
A esclerose múltipla é uma condição que leva à destruição das membranas nervosas da medula espinal. Isso resulta na interrupção da transmissão de impulsos nervosos, reduzindo a sensibilidade das mãos e causando dormência.

Osteocondrose da coluna cervical
A osteocondrose da coluna cervical ocorre devido ao desgaste da coluna cervical, causado pela insuficiência de suprimento sanguíneo para o corpo. Os sintomas dessa condição incluem dores de cabeça, falta de coordenação motora e formigamento nas mãos.

Síndrome do túnel do carpo
A síndrome do túnel do carpo é um problema comum em pessoas que realizam tarefas repetitivas com as mãos, como músicos, digitadores e outras profissões. A repetição constante dos movimentos dos dedos pode causar inflamação dos tendões, resultando em dormência nas mãos.

Trombose
A trombose ocorre quando há a formação de um coágulo sanguíneo que interrompe o fluxo normal de sangue e oxigênio. Isso pode levar ao formigamento nas mãos devido à diminuição do fluxo sanguíneo.

Acidente vascular cerebral (AVC) – derrame
O AVC é uma condição grave em que ocorre interrupção do suprimento de sangue para o cérebro. Nesse caso, o formigamento nas mãos pode ser um sintoma sério associado a essa condição.

Doença de Buerger
A doença de Buerger está relacionada ao tabagismo e causa dor e dormência nas mãos devido à diminuição do fluxo sanguíneo. Essa condição também pode afetar os pés e, se não for tratada a tempo, pode levar ao desenvolvimento de gangrena.

Diabetes
O formigamento nas mãos é um dos sintomas do diabetes, uma vez que a doença pode causar redução do fluxo sanguíneo.