A Costus spicatus: uma planta medicinal com tantos benefícios na nossa saúde, como gripes, resfriados e muito mais

Existem diferentes nomes para a planta Costus spicatus, incluindo cana-roxa, canarana, cana-do-brejo e cana-de-macaco. Esta planta oferece uma série de benefícios para a saúde, os quais serão abordados neste artigo.

  • Ação anti-inflamatória, antimicrobiana e diurética
    A Costus spicatus é útil no tratamento de infecções urinárias, pois contém agentes que ajudam a combater os três principais sintomas da doença. Sua ação anti-inflamatória alivia a inflamação nos rins e na bexiga, enquanto sua ação antimicrobiana combate a infecção. Além disso, a ação diurética da planta ajuda a eliminar a infecção.
  • Alívio de dores de cabeça e dores no corpo
    A Costus spicatus tem propriedades analgésicas e é altamente recomendada no tratamento de cólicas devido ao seu conteúdo adstringente. É também benéfica no alívio de dores crônicas e dores resultantes de acidentes ou impactos.
  • A Costus spicatus também pode ajudar na recuperação após resfriados e gripes, que são geralmente causados por infecções virais e podem ser adquiridos em épocas de grande amplitude térmica, quando há mudanças abruptas de temperatura. Nesses momentos, nosso organismo precisa de ajuda para se recuperar e a cana-de-macaco pode ser uma planta útil.
  • Para preparar um chá com as propriedades benéficas dessa planta, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 500 ml de água fervente;
  • 1 colher de sopa de folhas de cana picadas.
  • Depois de ferver a água, adicione as folhas de cana e mexa bem. Deixe em infusão por 10 a 15 minutos e, em seguida, é só beber. Para aproveitar melhor suas propriedades, recomenda-se beber o chá duas vezes ao dia.

    Se gostou do nosso conteúdo, siga-nos e fique a par do nosso conteúdo diário especialmente preparado para você! Obrigada pela sua visita.