Câncer inguinal: causas, sintomas e tratamentos

O câncer inguinal é um tipo de tumor maligno que se manifesta na região da virilha, provocando sintomas como a presença de um caroço ou nódulo nessa área.

Sensação de dor localizada, febre inexplicável ou perda de peso sem motivo aparente.

Geralmente, este tipo de câncer resulta da disseminação de tumores originados em outras partes do corpo que se espalham para os linfonodos localizados na virilha.

Isso pode ocorrer em casos de câncer de próstata, de pênis, melanoma, câncer de vagina ou útero, entre outros. O linfoma na virilha também pode ser uma causa desse tipo de câncer.

O tratamento do câncer inguinal, também conhecido como câncer na virilha, é conduzido pelo oncologista e frequentemente inclui terapias.

Como quimioterapia, radioterapia ou terapia biológica, adaptadas ao tipo específico de tumor responsável pelo câncer inguinal.

Os sintomas mais comuns do câncer inguinal incluem:

  • Presença de um caroço ou nódulo na virilha, que pode aumentar de tamanho ao longo do tempo;
  • Dor ou desconforto na região afetada;
  • Febre;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso involuntária;
  • Inchaço em uma perna ou pé.

Além disso, outros sintomas podem surgir, dependendo do tipo de tumor que causou o câncer inguinal, como dificuldade para urinar no caso de câncer de próstata, ou corrimento nos casos de câncer de pênis ou de vagina.

No caso de linfoma na virilha, também podem ocorrer sudorese noturna ou fadiga excessiva.

O diagnóstico do câncer inguinal é realizado por médicos como clínicos gerais, ginecologistas, urologistas ou oncologistas.

Através da avaliação dos sintomas, histórico médico e exame físico, assim como de possíveis antecedentes de câncer em áreas como os órgãos genitais, pélvis ou abdômen.