Ferva maçã com alecrim e saiba todos os benefícios deste chá

Adicione o chá de maçã com alecrim à sua lista de bebidas favoritas, pois ele oferece diversos benefícios à saúde.

Nos dias de hoje, há uma maior conscientização em relação aos hábitos alimentares, com muitas pessoas preocupadas com o que consomem. Como resultado, os chás têm sido consumidos com mais frequência por aqueles que buscam adotar um estilo de vida saudável.

A maçã é uma das frutas amplamente utilizadas no preparo de chás, sendo que a maioria de seus nutrientes está presente na casca. Recomenda-se consumir a fruta com a casca e também utilizá-la em diversas receitas.

Outro ingrediente usado tanto como chá quanto como tempero é o alecrim, que oferece inúmeros benefícios ao organismo. Já imaginou combinar esses dois ingredientes?

Confira os benefícios de cada um deles e aprenda como preparar o chá:

Benefícios da maçã:

Auxilia na perda de peso devido aos seus polifenóis naturais. Para obter os resultados desejados, é necessário substituir bebidas açucaradas pelo chá de maçã. Se preferir, você pode adoçá-lo com mel orgânico.

Melhora a digestão, pois a maçã é rica em fibras, o que previne a constipação e melhora o trânsito intestinal.

Contribui para a saúde cardíaca, pois contém fitonutrientes que ajudam a manter o coração saudável, reduzindo os riscos de acidente vascular cerebral (AVC).

Possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando no combate a dores e inflamações, o que é benéfico para pessoas com artrite ou outros problemas relacionados.

Fortalece o sistema imunológico devido à presença de antioxidantes, protegendo o organismo e aumentando sua capacidade de combater doenças e infecções. O chá de maçã ajuda a prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson, protegendo as células nervosas e mantendo o bom funcionamento cerebral.

Auxilia na redução do colesterol ruim e no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, prevenindo e controlando a diabetes.

Benefícios do chá de alecrim:

Possui propriedades digestivas, diuréticas e antidepressivas, auxiliando na digestão, tratamento de dores de cabeça, depressão e ansiedade.

Atua como um antibiótico natural, combatendo bactérias que causam infecções urinárias, vômitos e diarreias.

É diurético, ajudando na eliminação de toxinas do organismo e combatendo a retenção de líquidos.

Possui propriedades anti-inflamatórias, aliviando dores, edemas e desconfortos musculares, além de combater problemas como gastrite e tendinite, e prevenir a trombose por melhorar a circulação sanguínea.

Combate o cansaço mental, atuando no bom funcionamento cerebral, prevenindo a perda de memória e o desenvolvimento do mal de Alzheimer.

Ajuda no controle da diabetes, reduzindo os níveis de glicose e aumentando a produção de insulina.

Melhora a digestão, sendo recomendado consumir o chá após as refeições para melhorar o processo digestivo, prevenir azia, excesso de gases, barriga inchada e falta de apetite.

Contribui para o bom funcionamento do fígado, aliviando dores de cabeça após o consumo excessivo de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas.

Receita de chá de maçã com alecrim:

Ingredientes:

  • 1/2 colher de sopa de alecrim seco ou 1 ramo pequeno de alecrim fresco
  • 1 maçã
  • 300 ml de água
  • Mel para adoçar (opcional)
  • Modo de preparo:

  • Lave bem a maçã, corte ao meio para remover as sementes e corte em cubos.
  • Se estiver usando alecrim fresco, lave-o cuidadosamente.
  • Em uma panela, coloque a água, adicione os cubos de maçã e leve à fervura.
  • Quando a água começar a ferver, adicione o alecrim, reduza o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por cinco minutos.
  • Após esse tempo, desligue o fogo e deixe o chá esfriar.
  • Coe o chá, adoce com mel, se desejar, e beba em seguida.

    Você pode tomar o chá à noite, antes de dormir, já que o alecrim ajuda a combater o cansaço e melhora o sono. No entanto, algumas pessoas preferem tomá-lo pela manhã, em jejum. Experimente em ambos os horários e veja qual se adapta melhor às suas necessidades.
    Lembre-se de que a natureza oferece muitas plantas, ervas e frutas poderosas para nossa saúde, e o chá de maçã com alecrim é uma dessas opções.