Fique atento aos 8 sinais, que o corpo avisa que pode estar com um câncer

O câncer é uma das doenças mais graves da história, com mais de 520 mil casos diagnosticados e 260 mil mortes apenas no ano de 2020 no Brasil. Isso demonstra o quão devastador ele pode ser. Muitos tipos de câncer são silenciosos em seus estágios iniciais, não apresentando sintomas evidentes. No entanto, é importante estar atento a alguns sinais que podem ser indicativos da presença da doença.

Com isso em mente, vamos apresentar 8 sinais que nunca devem ser ignorados. Identificar a doença o mais cedo possível aumenta significativamente as chances de cura. Confira:

1 – Sintomas urinários ou intestinais incomuns
Se você está experimentando dor ao urinar ou fezes com aparência diferente, isso pode ser um sinal de alerta para câncer de bexiga ou próstata. Além disso, problemas intestinais crônicos ou diarreia frequente também podem indicar câncer no trato digestivo.

2 – Lesões persistentes na pele ou feridas que não cicatrizam
Esses sintomas podem ser um indicativo de vários tipos de câncer, incluindo o câncer de pele, órgãos genitais e boca. Algumas feridas na pele podem causar tipos específicos de câncer. Por exemplo, pessoas com psoríase podem ter um risco aumentado de desenvolver um tipo raro de tumor.

3 – Alterações em sinais na pele, sardas ou pintas
Mudanças na aparência de sinais na pele, como sardas ou pintas, podem ser um sinal de alerta para câncer de pele. Se suas pintas ou sinais ficarem mais espessos ou aumentarem em tamanho, é importante buscar ajuda de um dermatologista.

4 – Sangramentos anormais
Sangue nas fezes ou urina é um sinal de alerta para vários tipos de câncer. Se você notar qualquer tipo de sangramento incomum, é importante consultar um médico imediatamente para avaliação.

5 – Dores abdominais intensas
Problemas digestivos comuns geralmente não são graves, mas se você está sentindo dificuldades para engolir e dores abdominais intensas, isso pode ser um sinal de câncer no trato gastrointestinal. É importante procurar um médico para avaliação.

6 – Inchaço dos gânglios linfáticos
O inchaço dos gânglios linfáticos pode ser uma reação normal do sistema imunológico, mas se esse sintoma estiver acompanhado de tosse persistente, é necessário buscar avaliação médica para descartar a possibilidade de câncer de garganta ou pulmão.

7 – Presença de nódulos
Se você notou a presença de nódulos nos seios, é importante buscar avaliação médica para descartar a possibilidade de câncer de mama. Outros sintomas associados podem incluir secreção no mamilo e alterações na pele.

É recomendado que mulheres com mais de 40 anos realizem mamografia a cada 2 anos. Antes dessa idade, é importante realizar o autoexame em casa ou fazer uma avaliação anual com um ginecologista.

8 – Fadiga crônica, perda de peso e desmaios
Se você está experimentando fadiga crônica, perda de peso inexplicável ou desmaios frequentes, é importante buscar avaliação médica. Embora esses sintomas possam ter várias causas, é importante descartar a possibilidade de câncer ou outras doenças graves.

É crucial prestar atenção aos sinais que o corpo nos dá e realizar exames de rotina regularmente. Se surgir algum sintoma preocupante, não hesite em procurar ajuda médica. A prevenção é sempre a melhor opção.