Herpes labial: dicas caseiras para ajudar a resolver incomodo

O vírus herpes simplex é responsável pela infecção conhecida como herpes labial, que causa considerável desconforto devido às bolhas ou feridas que aparecem na boca, nos lábios ou em uma área próxima da boca. Quando surgem, essas bolhas geralmente provocam dor, coceira e formigamento intensos na região afetada.

Essa infecção é altamente contagiosa, pois é transmitida pelo contato direto com uma pessoa infectada, que pode ocorrer através de beijos ou compartilhamento de objetos pessoais, como copos, talheres e toalhas.

Embora o vírus herpes simplex permaneça inativo em nosso organismo durante longos períodos, diversos fatores podem contribuir para o surgimento repentino dos sintomas. Entre eles, podemos citar o enfraquecimento do sistema imunológico, exposição ao sol, mudanças bruscas de temperatura, alergias, consumo de alimentos inflamatórios, menstruação, gripe, resfriados ou a presença de outras doenças que afetam o sistema imunológico, como o HIV ou o lúpus.

Muitas vezes, as pessoas só descobrem que são portadoras do vírus herpes simplex quando apresentam sintomas durante situações estressantes ou de baixa imunidade. É importante lembrar que, embora não exista cura para a infecção pelo vírus herpes simplex, os sintomas podem ser controlados com o uso de medicamentos antivirais e outras medidas terapêuticas adequadas.

Os sintomas do herpes labial incluem bolhas sensíveis, inchaço em torno da boca e úlceras, dor ao abrir e mover a boca, feridas e bolhas nos lábios com líquido amarelado, coceira e vermelhidão em uma pequena área dos lábios e queimação nos lábios.

Para evitar contrair herpes labial, é importante evitar beijar desconhecidos e pessoas que apresentam feridas na boca, não experimentar ou compartilhar alimentos com outras pessoas, como pirulitos, sorvetes ou picolés, usar álcool em gel para higienizar as mãos e se proteger de germes e bactérias, e manter a imunidade em dia, consumindo frutas ricas em vitamina C, como acerola, laranja e limão.

Existem também algumas receitas naturais que podem ajudar a combater os sintomas do herpes labial. Por exemplo, o alho contém propriedades antibióticas e antivirais, e pode ser cortado ao meio e suavemente aplicado sobre a ferida do herpes. Uma mistura de vinagre e mel pode ser aplicada na área afetada, e uma pasta feita de bicarbonato de sódio e água filtrada pode ser aplicada sobre o herpes para ajudar a cicatrizar rapidamente a ferida. No entanto, é importante lembrar que essas receitas não substituem o tratamento médico adequado e não devem ser usadas como uma cura para o herpes labial. Se você estiver com sintomas de herpes labial, é importante consultar um profissional de saúde para receber o tratamento adequado.