Orégano e as suas propriedades incríveis, este tempero possui e as melhores formas de consumi-lo

Sabe aquele cheirinho de pizza que dá para sentir de longe? Pois bem, o responsável por ele é o orégano. Porém, esse tempero também possui inúmeros benefícios para saúde, que você confere a seguir. O orégano é um tempero muito conhecido, especialmente para dar cheiro aos pratos. É bastante utilizado em pizzas, massas e vários outros tipos de alimentos.

Porém, o que muita gente não sabe é que ele possui inúmeras propriedades medicinais que ajudam a fortalecer o organismo. Sendo assim, se você quer conhecer um pouco mais do orégano e de todas as propriedades que esse tempero possui, continue conosco na leitura deste artigo. A seguir, você confere cada uma delas e a forma correta de consumo deste tempero.

Sobre o orégano

O orégano possui propriedades antibióticas, antioxidantes, anticancerígenas, antibacterianas e antivirais. Além disso, as folhas e o óleo dessa planta são bastante utilizados no tratamento de dores no corpo, congestão nasal, febre e tosse.

Principais benefícios do orégano

Consumir orégano diariamente pode trazer diversos tipos de benefícios para o seu organismo. Abaixo, confira cada um deles:

Desintoxicação do corpo

Diversos estudos recentes apontam para a capacidade que o orégano tem de eliminar todas as toxinas prejudiciais ao nosso corpo, especialmente aquelas que atuam no fígado.

Redução de inflamações

A redução de inflamações também é outro benefício que o consumo de orégano pode trazer. Isso ocorre graças ao timol, que possui propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias. Assim, ajuda a fortalecer os músculos do corpo e reduzir inflamações. Além disso, também possui nutrientes como magnésio, zinco, cálcio, Ômega 3, vitaminas C, E, K e B6, entre outros.

Melhora o aspecto da pele

Estima-se que o orégano possua cerca de 20 vezes mais propriedades antioxidantes do que as frutas cítricas. Isso significa que, consumir diariamente o orégano pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, bem como melhorar o aspecto da sua pele.

Traz saúde para os ossos

À medida que o tempo passa, os ossos se tornam mais frágeis e propensos a quebras. Nesse sentido, o orégano pode ser um aliado, tendo em vista que os nutrientes que esse tempero possui traz saúde para os ossos e até mesmo previne o surgimento da osteoporose.

Como consumir

Para incluir o orégano na sua dieta, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 300 ml de água
  • 1 colher de sopa de orégano seco
  • 3 colheres de sopa de orégano fresco

    Modo de preparo

    Inicialmente, você precisa ferver a água até ela chegar próximo do ponto de ebulição; Separe um copo, coloque o orégano seco e o fresco nele e em seguida adicione a água. Espere 10 minutos enquanto esfria. Coloque um pouco de açúcar e está pronto para consumo.

    E para ficar por dentro das melhores receitas saudáveis, continue lendo o nosso site. Se quiser receber em primeira mão os novos conteúdos, não se esqueça de se cadastrar assim, você será notificado sempre que lançarmos novas receitas.