Vitamina B12: importância, fontes e sinais de deficiência

Vamos falar sobre um nutriente super importante: a vitamina B12. Se você se preocupa com a sua saúde e mantém uma dieta equilibrada, parabéns! Isso pode garantir o bem-estar do seu corpo. No entanto, é importante entender que encontrar alimentos ricos em vitamina B12 pode ser desafiador – os veganos sabem bem disso.

Como pouquíssimas plantas contêm essa vitamina, os vegetarianos mais rigorosos podem sofrer de deficiência de B12. A solução é consumir leites vegetais enriquecidos e suplementos de vitamina B12 específicos para vegetarianos. Alguns microrganismos, como bactérias benéficas e fungos, também são produtores de vitamina B12. Essas bactérias podem ser encontradas facilmente na terra e acabam por contaminar muitos vegetais com essa vitamina. Portanto, ao descascar os vegetais, é possível perder a vitamina B12 que eles podem conter.

Veja quais alimentos contêm uma boa quantidade de vitamina B12: cogumelos, nori, levedura de cerveja, leite, ovos, iogurtes e carne. Outra forma de obter a vitamina é através de injeções de B12.

É comum tomarmos essas injeções como estimulantes de energia ou para perder peso. No entanto, esperar pelos níveis de energia baixos ou pelo ganho de peso não são alternativas saudáveis. Por essa razão, as injeções de B12 não são uma opção segura.

Se você consome pouco ou nada dos alimentos citados acima, então os suplementos de vitamina B12 podem ser uma boa opção. Pessoas com maior risco de deficiência de vitamina B12 incluem idosos, pessoas em recuperação de cirurgias para perda de peso, pessoas com HIV ou com problemas digestivos graves, como a doença de Crohn, que pode impedir a absorção de vitaminas e nutrientes.

As mulheres grávidas e lactantes também precisam de uma quantidade maior de vitamina B12. Os veganos em particular precisam ter especial atenção em relação à B12.

Se você quer saber como está a quantidade de B12 em seu organismo, converse com seu médico e peça um exame laboratorial específico. A quantidade diária recomendada de vitamina B12 é relativamente baixa, sendo em torno de 2,4 microgramas por dia para um adulto.

No entanto, se houver deficiência de vitamina B12, isso pode acarretar sérios riscos à saúde, incluindo anemia, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), perda de memória, paranoia, depressão e descontrole no sistema urinário. É importante garantir que você está recebendo uma quantidade suficiente dessa vitamina em sua dieta ou através de suplementos para manter uma boa saúde geral.

Quando o corpo precisa de vitamina B12, ele pode emitir alguns sinais, como dormência e formigamento, fadiga, dor nas articulações, fraqueza, respiração rápida ou batimentos cardíacos, inchaço na língua, icterícia, mau humor, boca ressecada e zumbido nos ouvidos. É importante prestar atenção a esses sinais e garantir que sua dieta esteja fornecendo uma quantidade adequada de vitamina B12.

Enquanto algumas vitaminas podem ser produzidas naturalmente pelo nosso organismo, a vitamina B12 só pode ser adquirida através da alimentação. Isso destaca ainda mais a importância de uma alimentação equilibrada e variada para garantir que você esteja recebendo todos os nutrientes de que precisa para uma boa saúde geral.