Queijo Minas de grão-de-bico: uma receita saudável e probiótica para experimentar

Este queijo não só é delicioso, mas também é uma opção saudável, pois é livre de gordura saturada e colesterol, além de ser rico em proteínas e probióticos. Apesar de ser um alimento essencial em qualquer dieta, nem todos o apreciam, principalmente aqueles que são intolerantes à lactose ou simplesmente não gostam do seu sabor.

Considerando esse público específico, o mercado de laticínios oferece uma ampla variedade de produtos com diferentes texturas e sabores. No entanto, para aqueles que preferem opções mais naturais.Hoje, vamos apresentar uma nova receita que não utiliza leite, mas sim grão-de-bico como ingrediente principal.

Receita sem leite: Queijo Vegano de Grão-de-bico

Ingredientes:

  • 1 xícara de grão-de-bico
  • 4 xícaras de água
  • Sal a gosto
  • Modo de preparo:
  • Deixe o grão-de-bico de molho em água por oito horas, em um recipiente de vidro.
  • Após o período de molho, escorra o grão-de-bico, mas reserve um pouco da água.
  • Coloque o grão-de-bico no liquidificador, adicione as quatro xícaras de água e bata até obter um leite.
  • Coe a mistura em um pano ou coador de leite e reserve o líquido obtido.
  • Transfira o líquido para uma panela e leve para ferver em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 20 minutos ou até que a mistura comece a desgrudar da panela e fique com uma consistência parecida com a de um queijo.
  • Tempere com sal a gosto e coloque em um recipiente para esfriar.
  • Depois de frio, você pode modelar o queijo no formato que preferir e armazená-lo na geladeira por até uma semana.
  • Como o leite de grão-de-bico é rico em proteínas, ele pode grudar durante o processo de preparo, portanto, é importante mexer constantemente. Conforme a mistura é cozida, ela começa a engrossar e, após cerca de 20 minutos, deve atingir uma consistência cremosa semelhante à de um mingau.

    Deixe a mistura esfriar até atingir a temperatura ambiente, o que geralmente leva cerca de uma hora e meia. Em seguida, coloque a mistura no liquidificador, adicione duas colheres de sopa da água utilizada para o molho do grão-de-bico e sal a gosto. A água do molho do grão-de-bico atua como probiótico, mas caso não tenha, você pode substituí-la por rejuvelac ou duas cápsulas de lactobacilos vivos comprados em farmácia.

    Bata a mistura por um minuto até que fique homogênea e, em seguida, transfira para um recipiente de vidro – evite utilizar recipientes de metal, optando por plástico, caso não tenha vidro. No entanto, o plástico pode adicionar algum sabor à mistura. Tampe o recipiente e cubra com um pano limpo. Em seguida, deixe descansar em um local escuro, limpo e arejado por cerca de 24 horas para fermentar. Dependendo da temperatura ambiente, pode levar menos tempo se estiver quente ou mais tempo se estiver frio.

    Após um dia de fermentação, verifique se a mistura apresenta os seguintes sinais:

    Se a mistura apresentar bolhas de fermentação e espaço aberto na massa, além de um cheiro semelhante ao do queijo Minas, isso indica que a fermentação foi bem-sucedida. Nesse caso, deixe o queijo na geladeira por mais 24 horas para que ele fique mais firme. Após esse período, desenforme o queijo e coloque-o em um prato. Caso a mistura apresente uma pequena quantidade de água, isso é um processo normal e pode ser escorrido.