3 principais sintomas do câncer da mama que jamais deve ignorar

Os sintomas do câncer de mama são variados e requerem atenção, pois este tipo de câncer se desenvolve nas células da mama, afetando os lóbulos, os ductos dos seios, bem como o tecido adiposo e o tecido conjuntivo fibroso dentro da mama.

Embora a maioria de nós associe o diagnóstico do câncer de mama a um nódulo previamente inexistente que se revela canceroso, de acordo com um estudo, cerca de 1 em 6 mulheres inicialmente diagnosticadas com câncer de mama apresentam sintomas diferentes de um nódulo quando visitam seus médicos.

É importante destacar que o nódulo não é o único sintoma a ser observado, pois muitas mulheres acreditam erroneamente que o câncer de mama se manifesta apenas na forma de nódulos. Portanto, uma mulher que experimenta sintomas diferentes de caroços é mais propensa a adiar a consulta médica, o que pode resultar em consequências mais graves no futuro. Abaixo, listamos alguns desses sintomas aos quais todas as mulheres devem estar atentas:

Principais sintomas do câncer de mama:

  1. Pele escamosa: A presença de uma área áspera e descamada na pele, que pode parecer mais espessa do que o normal, pode ser um sinal de alerta para sintomas de câncer de mama. Em alguns casos, os ductos que vão do interior da mama até a pele podem ficar obstruídos, fazendo com que a pele ao redor da mama assemelhe-se a uma casca de laranja.
  2. Mudanças no mamilo: Alguns cânceres de mama podem levar a inversão ou retração do mamilo, onde o mamilo se volta para dentro. Isso geralmente ocorre devido ao crescimento de uma massa dentro da mama que altera a forma da mesma. De acordo com pesquisas recentes, 7% das mulheres diagnosticadas com câncer de mama relataram ter anormalidades nos mamilos.
  3. Secreção mamilar: A secreção mamilar, que não deve ser confundida com o leite materno, é outra anormalidade associada ao mamilo. Embora na maioria dos casos a secreção mamilar não esteja relacionada ao câncer, é fundamental consultar um médico, especialmente se a secreção for sanguinolenta e afetar apenas um dos lados.