Causas das manchas roxas no corpo: por que você não deve ignorá-las

Às vezes, podemos notar o surgimento de manchas roxas em nossa pele sem motivo aparente, o que pode nos levar a especular que talvez tenhamos batido em algum lugar ou que tenhamos sofrido algum trauma enquanto dormíamos. No entanto, é importante destacar que essa situação pode ser preocupante e deve ser levada a sério, pois pode ser indicativa de algo mais grave e não deve ser ignorada.

Essas manchas roxas são causadas pelo rompimento de um vaso sanguíneo, o que faz com que o sangue extravase para a área afetada. Em outros casos, elas podem ser resultado da fragilidade dos vasos sanguíneos, de alterações no sangue ou de traumas intensos.

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas das possíveis causas dessa fragilidade, a fim de alertar e orientar aqueles que se identificam com alguma dessas situações a procurar o profissional adequado. Abaixo, listamos algumas das causas possíveis que devem ser consideradas.

1- O processo natural de envelhecimento pode levar à fragilidade e enfraquecimento dos vasos sanguíneos ao longo do tempo, o que pode tornar comuns as manchas roxas em idosos.

2 – As alergias podem ser outra causa potencial para a ruptura dos capilares sanguíneos, causando sangramento e o surgimento de manchas roxas na pele.

3 – A predisposição genética também pode ser um fator contribuinte para o aparecimento de manchas roxas, principalmente em mulheres em determinados momentos do ciclo menstrual, devido a alterações hormonais.

4 – O surgimento de manchas roxas também pode estar relacionado a sentimentos intensos como estresse, tristeza e ansiedade, que podem desencadear um aumento da pressão sanguínea e causar a ruptura dos vasos.

5 – A deficiência de vitamina C pode enfraquecer a parede dos vasos sanguíneos, levando à sua ruptura espontânea e ao aparecimento de manchas roxas na pele. No entanto, em muitos casos, pode ser difícil identificar a causa exata da fragilidade dos vasos, por isso é fundamental buscar orientação de um hematologista ou médico clínico para um diagnóstico preciso e indicação do tratamento adequado.

Se gostou do nosso conteúdo, siga-nos e fique a par do nosso conteúdo diário especialmente preparado para você! Obrigada pela sua visita.