Conheça os principais sinais de doença detectados a partir da sua unha

Como está o aspecto da sua unha? Ela aparenta estar saudável? A sua textura, coloração e formato estão normais? Você sabia que existem sinais de doenças que podem ser percebidos a partir da sua unha? Pois é, a coloração e outros aspectos da unha podem dizer muito sobre o nosso corpo, indicando até mesmo a manifestação de algumas doenças. Logo, saber identificar esses sinais é imprescindível.

Neste artigo, iremos falar um pouco mais sobre os principais sinais de alerta que podem ser obtidos a partir do aspecto da sua unha. Sendo assim, se você quer conhecer quais são os sinais de doenças, continue a leitura do nosso texto e fique por dentro de tudo que separamos sobre o tema.

Unhas com aspecto esbranquiçado ou amarelado

Normalmente, após remover esmalte de coloração escura das unhas, é comum que elas apresentem uma tonalidade um pouco amarelada. No entanto, essa tonalidade pode surgir por vários outros motivos. Inicialmente, o aspecto amarelado das unhas pode indicar o início de doenças no pulmão, bem como o acúmulo de líquido linfático no seu organismo. Por outro lado, se as unhas estiverem com aspecto esbranquiçado, isso pode indicar o contato com produtos químicos por tempo excessivo.

Ranhuras na horizontal 

Se as linhas das unhas das suas mãos ou dos seus pés está apresentando algumas ranhuras na direção horizontal, isso pode ser resultado de uma pancada forte em um objeto. Porém, esse tipo de depressão também pode indicar o aparecimento de doenças como diabetes, caxumba e até mesmo o sarampo. Outra causa da ranhura na horizontal está associada à falta de zinco em seu organismo. Portanto, fique atento aos sinais

Micropontos de hemorragia

Quando batemos com força o dedo em objetos ou mesmo quando a unha é imprensada por algum peso, surgem micropontos de hemorragia, devido ao rompimento de pequenos vasos do nosso dedo. Porém, se eles surgem sem qualquer tipo de causa associada, isso pode ser indício de doenças cardíacas, psoríase e lúpus. Sendo assim, você deve ficar atento aos pontinhos de sangue que aparecem nas suas unhas.

Manchas brancas na unha

A crença popular diz que as manchas brancas que aparecem nas nossas unhas são, na verdade, mentiras que contamos. No entanto, a explicação científica é um pouco diferente. Na verdade, o aparecimento de pequenas manchas brancas nas unhas indica que você pode estar com alguma doença no rim, fígado ou pulmão, ou até mesmo com níveis baixos de proteínas.

Linhas escuras 

Dando continuidade, temos as linhas escuras que aparecem na base da nossa unha e vão até a ponta do dedo. Essas linhas geralmente são finas e longas. Um dos principais indicadores relacionados a esse tipo de mancha que surge na unha é o início de um dos cânceres mais perigosos, que é o câncer de pele, ou seja, o melanoma.

O que fazer ao detectar algumas das manchas citadas?

Ao se deparar com qualquer um dos sinais mencionados neste texto, você deve procurar imediatamente um dermatologista. Esse especialista irá identificar a lesão, bem como a possível doença com a qual está relacionada. Além disso, irá prescrever os melhores tratamentos, portanto, não perca tempo.