Descubra os benefícios do óleo de alecrim: como fazer em casa e aproveitar suas propriedades antioxidantes e medicinais

A natureza nos oferece uma variedade de bens e remédios naturais incríveis. Muitas plantas têm o poder de cura e podem salvar vidas, mas às vezes, por falta de informação, não sabemos aproveitar esses benefícios que estão tão perto de nós. É maravilhoso aprender com a natureza e felizmente, algumas pessoas têm essa oportunidade.

Hoje, vamos falar sobre o alecrim, uma planta conhecida por seu sabor e amplamente utilizada como tempero em muitos pratos. No entanto, muitas pessoas desconhecem os inúmeros benefícios que o alecrim pode oferecer para a saúde, além de ser um ingrediente saboroso.

Estudos comprovam que o alecrim é rico em flavonoides, ácidos fenólicos e terpenos, que possuem propriedades antioxidantes. O chá de alecrim é um excelente remédio natural para combater a tosse, gripe, asma e regular a pressão arterial. O método de preparo é fácil, basta colocar alguns galhos da planta em infusão por alguns minutos.

O óleo de alecrim é outro exemplo de como essa planta incrível pode nos oferecer muitos benefícios para a saúde. É possível fazer o óleo em casa de várias maneiras diferentes. Tudo o que você precisa são dois galhos secos de alecrim e um frasco de vidro. Adicione azeite, óleo de coco ou óleo de amêndoa ao frasco com os galhos de alecrim e cubra-o. Agite suavemente e guarde em um local escuro e quente por pelo menos duas semanas. Depois desse período, coe o óleo em outra panela e dilua-o com um pouco de água antes de usá-lo.

Esse óleo tem muitos benefícios, como promover o rejuvenescimento facial, melhorar a memória, combater algumas infecções, aliviar sintomas de indigestão e, em alguns casos, estimular o crescimento do cabelo. Após a diluição em água, o óleo pode ser aplicado na pele ou inalado para aproveitar seus benefícios.

Se gostou do nosso conteúdo, siga-nos e fique a par do nosso conteúdo diário especialmente preparado para você! Obrigada pela sua visita.