Dormência nas mãos: saiba os sinais que o corpo transmite que não deve ignorar

Hoje vamos falar neste artigo, de uma condição que afeta muitas pessoas, principalmente aquelas que por mais comum que seja fazem trabalho repetitivo. Com certeza, você já deverá ter passado por esta situação, dormência ou formigueiro nas mãos, mas a pergunta é com frequência? Se caso seja deverá prestar bastante atenção aos sinais, que o corpo transmite que algo não está bem.

Aqui vamos informar, o motivo que esse problema ocorre, acompanhe até ao fim do artigo. Esse problema surge, quando ocorre uma breve interrupção da circulação sanguínea, na zona que vai da palma da mão até aos dedos. Por isso jamais deverá ignorar. Pode ocorrer ser algum sintoma que algo não vai bem na saúde. Mas será mais sugerido, que você tenha uma orientação médica mais detalhada. Mas aqui vamos lhe dar algumas ideias, do problema da dormência ou formigueiro das mãos.

As causas mais comuns são:

1. Esclerose múltipla

Essa condição causa uma destruição nas membranas nervosas da medula espinal.Sendo assim, acaba resultando que a circulação dos impulsos nervosos, acaba sofrendo uma interrupção, diminuindo a sensibilidade das mãos e causa dormência.

2. Osteocondrose da coluna cervical

Com o tempo, a coluna acaba sofrendo um desgaste, sendo que uns dos principais motivos, é a falha de fornecimento de sangue, que vai para o corpo onde o paciente, acaba por sofrer dores de cabeça, falta de coordenação motora e formigamento nas mãos.

3. Síndrome do túnel do carpo

Este sinal, é o mais considerado comum neste tipo de doença, e ocorre em pessoas que fazem as tarefas diárias repetidas usando as mãos, no caso de alguns exemplos, músicos, digitadores e tantos outros. Devido á repetição dos mesmos movimentos com os dendos, o tendão acaba por inchar e causa então a dormência nas mãos. Além disso, também com o desgaste da coluna cervical, acaba ocorrendo uma falha no fornecimento do sangue, que vai para o corpo, causando dores de cabeça, falta de coordenação motora e o formigamento nas mãos.

4.Trombose

Neste caso, requer atenção, pois a cauda é um coágulo de sangue, que surge quando há um retardo de fluxo sanguíneo, e de oxigênio, que acaba causando formigamento nas mãos. Além disso, está em causa um AVC ou derrame. Este problema é o mais grave no caso de formigueiro nas mãos.

6. Doença de Buerger

Esta doença, ocorre para pessoas que são fumadoras, que é uma das causas de dor e dormência das mãos, devido há redução de sangue.

No entanto, poderá também afetar os pés, caso a pessoa não cuide a tempo, poderá resultar de uma gangrena.

7.Diabetes

Para quem sofre da doença, também pode ser um motivo, uma vez que o fluxo do sangue é diminuído. As sugestões que damos aqui, são excelentes para que consiga combater o formigueiro ligeiro ou passageiro, que está em causa devido à má circulação sanguínea, ou até mesmo a compressão do nervo. São estas:

1 .Exercícios

Uma caminhada, corrida, musculação, ou hidroginástica regularmente, pode ajudar a diminuir ou parar o formigueiro das mãos, além que contribui para uma boa circulação sanguínea. Por isso, é essencial 30 minutos todos os dias, em fazer exercício, ou um minimo de 3 horas por semana.

2. Alongamentos

Eles que também deverão ser postos em prática, sempre que acaba uma atividade física, mas também pode praticar todos os dias, ao acordar e antes de deitar. A função deles nesta situação é ajudar a flexibilidade do corpo, dando um alivio a tensão dos nervos periféricos, além de contribuírem para a diminuição de estresse, e ansiedade contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

3.Massagem

Quando alguma parte do seu corpo está com formigamento ou dormente, realize uma massagem com creme ou gel, a fim que ele promova o aquecimento na região. É uma das maneiras de acabar mais rápido com esse desconforto.

4. Alimentação

Ter uma boa alimentação é essencial por isso tem alguns alimentos que se destacam mais que outros, no qual são laranja, kiwi, abacaxi, beterraba, limão, iogurte, são alimentos cítricos que ajudam na retenção de líquidos e melhora a circulação de sangue. Como também os alimentos anti-oxidantes e anti-inflamatórios como as castanhas, salmão, alho e cebola. Se o formigamento for causado por falta de vitaminas é recomendado o consumo de vitamina A,B e C.

5. Acupuntura

Ela que também é uma grande aliada, para este tipo de problema ela ajuda a reequilibrar as energias, e ajuda a melhorar a circulação de sangue, da zona a ser tratada. Por esse motivo, é recomendada para combater o formigamento. Usando esse método de terapia alternativa, pode também ajudar a combater a dor, quando ela já se encontra presente, poderá ser uma solução.

Este site, é informático e não dispensa a ida ao seu médico.