Mousse de maracujá

Esta mousse de maracujá é uma sobremesa deliciosa e refrescante, perfeita para o verão ou para qualquer ocasião em que se deseje uma sobremesa leve e saborosa. A textura cremosa e a doce acidez do maracujá são uma combinação perfeita e o sabor tropical é sempre bem-vindo em qualquer mesa. Para preparar a nossa mousse de maracujá, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de suco de maracujá
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 4 gemas
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 xícara de chá de chantilly
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • Sementes de maracujá para decorar
  • Antes de começar, é importante ressaltar que a mousse de maracujá precisa ser preparada com antecedência, pois ela precisa de tempo para gelar antes de ser servida. Por isso, é importante se planejar e começar a prepará-la pelo menos 4 horas antes de querer servi-la.

    Agora, vamos à preparação:

    Em uma panela média, misture o suco de maracujá, o açúcar e o amido de milho. Leve a mistura ao fogo médio e cozinhe, mexendo sempre, até que a mistura engrosse e comece a ferver. Quando a mistura começar a ferver, adicione as gemas e mexa bem até que elas estejam completamente incorporadas. Retire a panela do fogo. Deixe a mistura esfriar completamente antes de continuar a receita.

    Enquanto a mistura esfria, bata o creme de leite fresco e o chantilly até que fiquem bem firmes. Adicione a essência de baunilha e misture bem. Se quiser, adicione também 1 colher de sopa de açúcar. Adicione a mistura de maracujá à mistura de creme de leite e chantilly e misture bem até que tudo esteja perfeitamente incorporado. Despeje a mousse em taças ou em um recipiente grande e leve à geladeira por pelo menos 3 horas, ou até que esteja completamente gelada. Quando estiver pronta para servir, retire a mousse da geladeira e decore com as sementes de maracujá reservadas. Sirva imediatamente e aproveite!

    Dicas:

    Você pode usar suco de maracujá concentrado comprado pronto mas esta mousse fica mais saborosa com o suco da fruta fresca. Neste caso, escolha maracujás cuja casca esteja começando a murchar – estarão mais maduros neste ponto. Corte-os ao meio, retire a polpa com o auxílio de uma colher e bata no liquidificador com um pouquinho de água. Em seguida, coe a polpa batida em um coador de pano ou peneira fina.